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  • Saiba como substituir o açúcar na alimentação de forma saudável

     

    Associado a doenças como obesidade, diabetes, problemas cardíacos e câncer, o açúcar refinado é um dos grandes vilões da alimentação. Presente em grande número de alimentos, prejudica o metabolismo, levando a um aumento nas taxas de insulina no sangue e no acúmulo de gordura. Descubra alternativas para o consumo sem perder o sabor doce no dia a dia.

    Entre as opções estão os adoçantes feitos à base de stevia. Sendo de origem natural, não causa qualquer alteração na glicemia. Além disso, adoça cerca de 300 vezes mais que o açúcar sem adicionar calorias à dieta. Pesquisas mostram também que a stevia tem efeitos positivos para a saúde, como reduzir o açúcar do sangue e a pressão arterial.

    Apesar de não conter nutrientes, a sucralose passa longe dos efeitos nocivos do açúcar, pois não altera a taxa glicêmica. Os adoçantes de mesa feitos à base de sucralose possuem poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar, têm sabor agradável e podem ser utilizados em preparações quentes e frias.

    Outra alternativa é o melaço, um líquido escuro e doce com uma consistência pegajosa e similar à de um xarope. Contém vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo uma alternativa mais saudável do que o açúcar refinado, mas ainda é uma forma de açúcar e não deve ser consumida em excesso. Da mesma forma, o mel, o açúcar de côco e o maple syrup não são recomendados para pessoas com diabetes.

    O xilitol também figura entre os substitutos do açúcar, sendo um composto extraído do milho ou da casca da bétula. Sua doçura é similar à do açúcar, com a diferença de apresentar apenas 2,4 calorias por grama – enquanto o açúcar apresenta 4 calorias por grama. Estudos mostram que seu consumo está relacionado a benefícios como a diminuição do risco de cáries dentárias e a proteção contra a osteoporose.

     

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