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  • Por que preciso me alongar?

    Desde uma simples caminhada até exercícios mais pesados. Todas as atividades físicas são precedidas de alongamentos e mesmo que seja difícil, são necessários para evitar problemas durante e depois da prática. Entre os fatores essenciais para os alongamentos estão a regularidade e o relaxamento para que a atividade seja realizada de forma correta e sem tensionamentos.

    Os benefícios dos alongamentos incluem redução de tensões musculares; relaxamento; benefícios para a coordenação porque os movimentos se tornam mais soltos e fáceis; aumento do arco de maleabilidade; prevenção de lesões; facilitar atividades de desgaste como corrida, tênis, natação e ciclismo; desenvolver a consciência corporal à medida que você focaliza a parte do corpo que está sendo alongada; ativar a circulação; ajudar no aquecimento à medida que eleva a temperatura do corpo e ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

    O alongamento pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Antes de dormir, por exemplo, é uma forma eficaz de repousar com o corpo mais relaxado e de ter um sono de maior qualidade.

    Já as técnicas podem variar muito, podendo incluir movimentos em que a pessoa mantém a posição de cinco a dez segundos ou fica entre dez e 40 segundos e, depois, retorna à posição inicial. Outro fator importante a ser observado é a respiração, pois implica na oxigenação do corpo enquanto você executa os movimentos. O ideal é expirar durante o movimento de alongamento, pois isso ajuda a relaxar. Quanto à coluna, a postura não pode ser desconfortável.

     

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