X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • Fique atento para os sinais de deficiência da vitamina B12

    Comumente encontrada em alimentos como peixes, carnes, ovos, queijo e leite, a vitamina B12 é importante para a formação, integridade e maturação das hemácias.  Quando há deficiência da vitamina, diversos problemas podem surgir e causar problemas no organismo como um todo.

    A baixa concentração da vitamina B12 está diretamente ligada com casos de anemia, por isso é fundamental estar atento aos sintomas e realizar acompanhamento médico periódico. Entre os sinais de deficiência do nutriente estão fadiga e fraqueza; prisão de ventre; perda do apetite; perda de peso sem causa aparente; formigamento nas mãos e pés; falta de equilíbrio; confusão mental; feridas na boca e língua, além de problemas como infertilidade e trombose.

    Os fatores de risco para desenvolvimento de deficiência dos nutrientes incluem pessoas com dietas restritivas, sem consumo de leite de vaca e derivados, idosos e em casos de cirurgias gastrointestinais, doença de Crohn, doença celíaca, anemia perniciosa. Doenças autoimunes, como diabetes do tipo 1, vitiligo e as que afetam a tireoide, aumentam o risco de anemia perniciosa.

    O diagnóstico geralmente é realizado a partir das dosagens sanguíneas de ácido metilmalônico e homocisteína, que se encontram elevadas em 98% dos casos. Já o tratamento é feito com reposição da vitamina. A anemia geralmente é corrigida em dois meses. O quadro neurológico regride parcial ou completamente em seis meses. Em caso de suspeita de sintomas, o ideal é buscar atendimento médico e manter sempre atualizada as consultas e exames.

     

    Deixe um comentário:

    *O e-mail não será publicado

TRABALHE CONOSCO