O câncer de bexiga é um tumor originado do lado interno da bexiga, que quando muito avançado, pode crescer e infiltrar-se nas partes que estão no entorno do órgão. Além do histórico familiar, as substâncias por meio do acumulo de urina fabricada pelos rins, devido ao contato direto com o órgão, podem influenciar no desenvolvimento do tumor. É essencial o parecer e o acompanhamento médico especializado, onde somente através de exames específicos saberá o tipo, o estágio e o tratamento adequado contra o câncer que iniciará de acordo com a circunstância em que se encontra o paciente.
Apesar destes indícios possivelmente serem causados também por outras doenças, a seguir serão relacionados os principais sintomas originados pelo câncer de bexiga.
Aqueles que possuem sintomas similares não devem hesitar ou recear em procurar ajuda médica. Quanto mais tempo para o diagnóstico da doença, menores são as chances de se chegar à cura.
Podendo ser feitos mais de um tipo de tratamento simultaneamente, de acordo com a determinação médica, o câncer de bexiga possui como seus principais tratamentos:
O tratamento ideal vai depender da gravidade dos sintomas e o estágio em que o câncer se encontra no paciente. O médico determinará o melhor procedimento conforme o quadro apresentado.
Sem causas únicas e específicas, não existe um método eficaz de prevenção do câncer de bexiga. Entretanto, cultivar hábitos saudáveis com uma boa dieta alimentar, evitar o uso de cigarros e lugares com grande exposição cancerígena são algumas recomendações para o aumento da qualidade de vida.
Dependendo da agressividade do câncer, quando diagnosticado precocemente a probabilidade de cura é muito maior. Outros fatores que podem influenciar na cura da doença é a idade e a saúde geral do paciente.
Portanto, em caso de dúvidas em relação ao surgimento de sintomas, não deixe de procurar orientação médica. Sua vida é muito importante!