X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • Você sabe como se prevenir câncer colorretal?

     

    O câncer colorretal é o segundo tipo de câncer com mais incidência no mundo e a doença abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. Nos estágios iniciais pode ser tratado e curado. A doença ainda pode ser prevenida de diversas maneiras.

    Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores do câncer colorretal seria a detecção e a remoção dos pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso, antes de eles se tornarem malignos.

    Outras maneiras de evitar o surgimento da enfermidade é evitar a obesidade, mantendo uma dieta equilibrada e também sempre cultivar hábitos saudáveis como a prática regular de exercícios físicos. A ingestão de álcool, mesmo que em quantidades baixas, pode ser um fator de risco para a doença, por isso deve ser evitada. O fumo também pode ocasionar o câncer colorretal.

    A dieta rica em fibras, composta de alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes, com baixo consumo de carnes vermelhas e gordura, também pode auxiliar na prevenção da doença.

    Uma das maneiras de identificar a doença é através da presença de sangue nas fezes, dor e cólicas abdominais frequentes com mais de 30 dias de duração. Alterações no ritmo intestinal, emagrecimento repentino, anemia, cansaço e fraqueza também são sinais de alerta.

TRABALHE CONOSCO