X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • Você conhece as funções e a importância dos rins?

    Filtrar o sangue e as impurezas do organismo e equilibrar o sal e água no corpo são apenas algumas das funções dos rins. O bom funcionamento deles é o que ajuda a garantir bem-estar e pleno desempenho do organismo. Além disso, ainda produzem a renina, uma enzima que estimula a secreção de um hormônio capaz de elevar a pressão arterial quando ela cai bruscamente.

    Sinais de alerta

    Como é através deles que o sal e a água são equilibrados, inchaço nas pernas e pés pode ser sinal de que o filtro pelo qual o órgão é responsável não está funcionando muito bem e pode ser um sinal de alerta. A hipertensão também pode ocultar sintomas de que o real problema provém do mau funcionamento dos rins

    Outro problema gerado por irregularidades no órgão é a falta do hormônio eritropoietina, que resulta em anemia. Além disso, podem ser responsáveis por deficiência de cálcio e fósforo. Como também respondem por ativar a vitamina D no corpo, o mau funcionamento pode acarretar em deficiência da vitamina, importante para a saúde óssea.

     Problemas renais

    Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 12 milhões de brasileiros sofrem de algum desses males, como cálculos, inflamações, infecções, sendo que sete em cada dez vítimas nem sequer desconfiam. Muitos deles, quando se repetem, podem levar à doença renal crônica (DRC), que destrói progressiva e irreversivelmente as estruturas que filtram o sangue dentro dos rins, os néfrons.

    Entre as principais causas da DRC estão a hipertensão e o diabete, males cada vez mais frequentes em todo o mundo. Ambas as doenças danificam os vasos que irrigam os rins, irritando suas paredes. Assim, os filtros do corpo humano vão se deteriorando.

    Exames 

    Os problemas renais podem ser detectados através de dois exames: o de urina simples, ou tipo 1, e o que dosa uma substância chamada creatinina no sangue. Eles dão um parâmetro da quantidade de substâncias que deveriam ter sido varridas, mas que continuam em circulação.

     

TRABALHE CONOSCO