X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • 10 sinais de que você pode ter intolerância à lactose

    Deficiência em digerir a lactose causa desconforto em grande parte da população brasileira, veja os 10 sinais que você pode ter intolerância à lactose.

    A intolerância à lactose – o açúcar do leite, que também está presente em derivados, como queijos, iogurtes, requeijões e cremes de leite –  causa problemas a até 70% dos adultos no Brasil. Quanto mais idade a pessoa tem, mais chance de ela começar a ter intolerância à lactose. O problema acontece porque é preciso que o organismo tenha a enzima lactase para digerir esse açúcar, porém, nos adultos, ela pode diminuir e até mesmo parar de ser produzida pelo organismo.

    A intolerância à lactose pode se desenvolver em qualquer momento desde a infância até a idade adulta e pode ser difícil de diagnosticar porque os sintomas podem imitar outras condições clinicas, especialmente a síndrome do intestino irritável.

    O que acontece com esta condição é que o corpo perde a sua capacidade de digerir o açúcar do leite, também conhecida como lactose. Isso acontece porque não há o suficiente da enzima lactase, que normalmente quebra a lactose em glicose e galactose. Com intolerância à lactose, uma parte do leite que é consumido não é digerida. Como resultado, fica em torno de retenção de água e fermentação, causando todos os tipos de desconforto gastrointestinal.

    Nesse caso, há uma solução: evitar alimentos que contenham lactose ou pedir orientação médica para adicionar a enzima lactase aos alimentos, já que ela pode fazer as vezes da deficiência orgânica. Para identificar se você possui intolerância à lactose, o paciente deve realizar exames de sangue laboratoriais.

    Se você apresenta os sintomas abaixo após consumir leite e derivados, você é potencial candidato a desenvolver a intolerância à lactose:

    intolerância à lactose

    - Inchaço abdominal.

    - Gases e flatulência.

    - Cãibras abdominais.

    - Crescimento lento em bebês e crianças pode ser um sinal de intolerância ao leite e derivados. Consultar o médico é fundamental.

    - Desnutrição.

    - Fezes flutuantes ou fétidas.

    - Diarreia.

    - Náuseas.

    - Perda de peso.

    - Cólicas abdominais.

    Com informações: Saúde IG

TRABALHE CONOSCO