X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • Saiba quais doenças são mais comuns no sistema digestório

     

    O bom funcionamento do sistema digestório reflete em todo o organismo e permite que o corpo desempenhe todas suas funções. O sistema digestório é constituído por um longo tubo, onde estão os outros órgãos e glândulas que fazem parte da digestão, são eles: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

    A apendicite está entre as doenças mais comuns do sistema digestório. A enfermidade acontece devido à inflamação do apêndice, órgão que fica preso no início do intestino grosso. Sintomas como náuseas, vômitos, febre, dor na parte inferior direita do abdômen, constipação, tremores, perda de apetite e diarreia podem ser sinais da inflamação, que necessita de atendimento urgente, já que seu rompimento pode levar ao óbito.

    Leia também:

    Proteja sua Flora Intestinal e Garanta mais Saúde

    Outra doença comum é o câncer de cólon, que é caracterizado pela formação de tumores que acometem o segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. Quanto mais cedo for seu diagnóstico, mais chances de cura a doença tem. Os sintomas surgem conforme a enfermidade evolui e incluem diarreia, sangramento nas fezes, cólicas, gases, fraqueza, fadiga, perda de peso, dores na região anal.

    A inflamação do pâncreas, também conhecida como pancreatite, pode ser aguda, crônica, um pseudocisto pancreático ou um abscesso pancreático. Pele fria e úmida, dor abdominal, febre, fezes gordurosas, sudorese, icterícia leve, vômitos, fraqueza e perda de peso podem ser sinais de que a doença está presente.

    Já a úlcera péptica se trata da erosão de um dos revestimentos do estômago ou do duodeno. Uma das causas mais comuns dessa enfermidade é a aglomeração da bactéria Helicobacter pylori (H.pylori). Sensação de vazio, dor abdominal, fome sem explicação, náuseas, sensação de inchaço e desconforto durante a noite podem ser sinais de alerta para a enfermidade.

    Ainda entre as enfermidades comuns do sistema digestório está a prisão de ventre, que é caracterizada pelo aparecimento de fezes duras, dificuldades para evacuar e a diminuição da realização desse processo semanalmente (acontecendo menos de 3 vezes). Os principais fatores que ocasionam o distúrbio são o sedentarismo, o pouco consumo de fibras e água, demora para ir ao banheiro quando sente vontade, estresse, viagens, gravidez e outros.

TRABALHE CONOSCO