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  • Saiba como adquirir hábitos saudáveis na terceira idade

     

    Chegar à terceira idade com saúde física e emocional é resultado de uma série de cuidados ao longo da vida. Alimentação balanceada, exercícios físicos e bons hábitos fazem parte da lista de medidas que ajudam a ter uma vida longa e saudável. Mas as ações para manter a saúde podem e devem ser implementadas também na terceira idade.

    Atividades físicas

    Atividades aeróbicas, como caminhadas, são ideais para a prática na terceira idade, já que são leves e ajudam a fortalecer a musculatura. Além de incluir hábitos saudáveis, os exercícios ajudam a manter a força muscular, o que evita as quedas, por exemplo.

    A frequência e a intensidade variam conforme a idade e a disposição física de cada um e devem ser indicadas por um preparador físico e também pelo médico. Até os 60 anos o ideal é que a pessoa caminhe pelo menos 40 minutos por dia e faça semanalmente atividades que fortaleçam os músculos. Conforme a idade aumenta, a intensidade e frequência devem diminuir, mas até mesmo idosos com idades entre 90 e 100 anos podem praticar algum tipo de atividade.

    Atividade mental

    Estar em contato com a família, manter o convívio social e praticar atividades que exijam a capacidade mental podem ser boas maneiras de manter uma vida saudável na terceira idade. Esse tipo de cuidado pode afastar doenças como a depressão. Para evitar o envelhecimento acompanhado de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e mal de Parkinson, especialistas indicam exercícios mentais, como leitura, jogos de palavra cruzada, música.

    Alimentação

    Quanto menor a quantidade de gorduras, mais saudável é a dieta. O consumo de peixe, frutas, verduras, legumes e cereais, e a diminuição do consumo de carnes vermelhas e laticínios, evita os quilos extras que vêm com o envelhecimento e reduz os riscos de doenças cardiovasculares.

    Além disso, evitar o fumo e o álcool na terceira idade prolongam a expectativa de vida e o bem-estar do idoso. Preocupações e instabilidade emocional também são prejudiciais à saúde e devem ser controlados.

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