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  • Os benefícios do vinho para a digestão

    Não é a toa que o costume antigo de consumir vinho durante as refeições segue passando de geração em geração: a bebida contribui para uma melhor digestão se for tomada moderadamente. Uma taça diária já é o suficiente para obter os benefícios do vinho quando, conforme especificação médica, não há contraindicação.

    Efeitos positivos

    O vinho mais indicado para ser consumido durante o almoço ou jantar é o tinto. Suas propriedades facilitam a digestão de carnes vermelhas e outros alimentos. Ainda, seus benefícios incluem:

    - Estimular a vesícula biliar, contribuindo para a digestão de gorduras;

    - Melhora na digestão de açúcares, ampliando a sensibilidade dos tecidos à insulina;

    - É eficiente para ajudar a controlar o colesterol e prevenir algumas doenças do coração;

    - Durante o consumo de carne vermelha o vinho ajuda a contrabalancear substâncias potencialmente prejudiciais, as gorduras oxidadas chamadas de MDA, liberadas quando a carne é ingerida.

    Além disso, estudos indicam que o consumo regular e moderado de vinho pode contribuir para evitar algumas doenças do sistema digestivo.  Na esofagite de refluxo, por exemplo, uma suplementação de antioxidantes garantida pela bebida pode ajudar tanto no tratamento como na prevenção da doença.

    É importante destacar que mesmo com a ingestão de uma taça diária de vinho, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e sempre consultar seu médico são maneiras de manter a saúde em dia e prevenir diversas doenças. Pessoas com problemas no fígado ou que façam uso de outras medicações devem seguir orientações específicas médicas para o consumo de substâncias alcóolicas.

     

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