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  • Meditação: prática mantém mente e corpo saudáveis

    Tem dias em que manter a calma é quase impossível. Problemas de trabalho, situação pessoais complicadas, trânsito sobrecarregado e tantas outras circunstâncias geram estresse e instabilidade emocional, que acabam refletindo no corpo através de doenças. São nesses momentos de ansiedade que uma técnica milenar pode auxiliar a diminuir o ritmo e acalmar a mente. E se engana quem pensa que a meditação exige grandes esforços. Ela pode ser feita de olhos abertos, ouvindo música, caminhando e até mesmo durante o trabalho.

    Não são poucos os estudos que comprovam os benefícios fisiológicos que acontecem em pessoas que têm o hábito de meditar. Problemas relacionados à hipertensão, enxaqueca , insônia e dores crônicas podem ser minimizados com a prática. Assim como é eficiente na diminuição de sintomas da tensão pré-menstrual, no controle da ansiedade e fortalecimento da imunidade.

    E os pontos positivos não param por aí: contribui para o aumento da autoestima e sensação de bem-estar, influenciando diretamente na qualidade de vida. Os benefícios são sentidos desde a primeira meditação, que pode ter duração variável.

    Técnica

    Nem sempre é tão fácil esvaziar a mente depois de um dia corrido e cheio de afazeres, mas é através do hábito que a meditação passa a ganhar espaço e mostrar todo seu potencial. Saiba como você pode incluir a prática no seu dia a dia:

    Cinco minutos

    Encontre um local onde possa ficar calmo e relaxado. Sente-se com as costas apoiadas no encosto da cadeira ou parede. Escolha uma palavra ou imagem para concentrar sua atenção e feche os olhos. Com a mente fixada naquela palavra ou imagem, procure relaxar do topo da cabeça até os pés. Se surgir algum pensamento, deixe que passe e vá embora, sempre focado e respirando profundamente. Mantenha a prática por cinco minutos ou pelo tempo que julgar necessário para acalmar a mente. Abra os olhos lentamente e fique sentado por alguns instantes antes de levantar.

     

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