X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • Entenda os riscos do colesterol alto e como manter o controle

     

    O colesterol é essencial para o bom funcionamento do corpo e está presente em diversos alimentos.  Entre as funções importantes do colesterol no organismo estão a formação da membrana que recobre as células e garantira entrada e a saída de substâncias, produzir vitamina D e hormônios sexuais, e fabricar a bile, líquido importante para o processo digestivo. Mas existem dois tipos de colesterol, e um deles representa risco para o bom funcionamento do corpo.

    Colesterol ruim

    O LDL é conhecido como o colesterol ruim e se acumula nas paredes das artérias, o que leva a episódios de infarto e derrame. Já o HDL, o colesterol bom, tem exatamente a função de remover esse excesso de gordura dos vasos e auxilia o organismo.

    Entre as causas do colesterol LDL alto estão fatores hereditários, sedentarismo, alimentação e idade, sendo particularmente perigoso, porque não apresenta sintomas. Seu tratamento é feito com simples mudanças na alimentação, prática regular de atividade física e, em alguns casos, uso de medicamentos para o colesterol receitados pelo médico. Como os sintomas são silenciosos, a realização de exames e acompanhamento médico é fundamental.

    Dieta

    Uma das possibilidades para controlar e diminuir o colesterol LDL é uma dieta saudável. Alimentos como alho, alcachofra, berinjela, cenoura e óleo de camelina são ótimos para controlar o colesterol LDL naturalmente. Assim como os alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9. Mas os sucos de fruta naturais também são ótimos aliados. Alimentos integrais, aveia, cevada e outros também ajudam.

    Exercícios

    As atividades físicas mais recomendadas para manter o nível do colesterol bom e reduzir o colesterol ruim no organismo são aquelas que incluem os exercícios aeróbicos. Simples, podem ser feitos através da natação, corrida, caminhada e até mesmo dança. Já que não precisam de grandes estruturas, podem ser facilmente praticados ao ar livre. O ideal é conversar com o médico e identificar qual deles melhor se encaixa nas suas possibilidades.

TRABALHE CONOSCO