X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • Entenda o que são rins policísticos

     

    Os rins policísticos, ou doença policística renal adulta, são caracterizados pelo crescimento de múltiplos cistos nos rins. A doença tem origem genética e é autossômica dominante, ou seja, se um dos pais tem rins policísticos, a sua chance de ter os genes defeituosos também é de 50%. Porém alguns pacientes têm predisposição genética e ainda não assim não têm manifestações da doença.

    A doença se divide em duas: 85% dos pacientes com rins policísticos têm uma mutação no gene chamado PKD1. Os outros 15% herdam a mutação no gene chamado PKD2. A mutação do PKD1 costuma provocar uma doença mais agressiva, com maior e mais rápido crescimento dos cistos nos rins. Este grupo costuma perder a função completa dos rins ao redor dos 55 anos de idade. Já a mutação no gene PKD2 é mais branda e de progressão mais lenta. Estes pacientes acabam só precisando de hemodiálise depois dos 70 anos de idade.

    A doença pode levar décadas para se manifestar, e os cistos podem apresentar sintomas somente quando já estão bastante evoluídos. Os dois sintomas mais comuns dos rins policísticos são a dor lombar e sangramento na urina, mas que só aparecem em 50% dos casos.

    Além disso, a enfermidade pode provocar hipertensão arterial, cálculo renal, perda de proteína na urina, insuficiência renal crônica, infecção urinária e aneurisma cerebral.

    É importante destacar que a doença é diferente de possuir alguns cistos nos rins, problema comum após os 50 anos de idade, que não sugere sinal de doença e não costuma provocar nenhuma repercussão clínica, diferentemente da doença policística, que pode levar à lesão dos rins e insuficiência renal crônica.

    Para manter a saúde dos rins em dia é fundamental ter as avaliações médicas em dia e sempre buscar acompanhamento em caso de sintomas inesperados. Procurar um especialista em caso de doenças familiares também pode ajudar a diagnosticar precocemente diversos problemas.

TRABALHE CONOSCO