X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • Entenda a importância do bom funcionamento do fígado para o organismo

    Responsável por centenas de atribuições no organismo, o fígado é um órgão vital e que metaboliza e armazena nutrientes fundamentais para o desempenho das funções do corpo. As substâncias tóxicas absorvidas e filtradas por ele são neutralizadas e eliminadas através da bile, fundamental para o sistema digestivo.

    Funções principais

    O fígado transforma a glicose em fonte de energia, armazena vitaminas lipossolúveis e minerais e ainda filtra o sangue, enviando para os rins as substâncias a serem eliminadas. Além disso, também tem outras funções, entre elas estão:

    - Destruição das hemácias velhas ou anormais;

    - Emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile;

    - Síntese de proteínas do plasma;

    - Síntese do colesterol;

    - Produção de gorduras (Lipogênese);

    - Produção de precursores das plaquetas;

    - Conversão de amônia em uréia;

    - Purificação e destoxificação de várias toxinas.

    Bile

    A bile é produzida no fígado e enviada através de um reservatório chamado vesícula biliar. Sua função é converter produtos tóxicos, destruir gorduras, neutralizar a acidez do estômago e transportar toxinas para fora do corpo. O fígado é responsável também por converter este material em um produto que não prejudique o organismo.

    Doenças

    O mau funcionamento do fígado pode acarretar em diversas enfermidades, entre elas as hepatites, insuficiência do órgão, fibroses e cirroses. Os principais responsáveis por danos ao fígado, além de patologias e histórico familiar de doenças, são o consumo em excesso de álcool, alimentação desregulada e o uso contínuo de algumas medicações.

    A melhor maneira de prevenir doenças do fígado é manter hábitos saudáveis de alimentação, visitar regularmente seu médico e evitar consumo de gorduras, álcool e automedicação. Incluir vegetais de folhas verde-escuras, assim como frutas como abacaxi e de coloração vermelha, gengibre e muita água na dieta ajudam a proteger o órgão e contribuir para seu bom funcionamento.

TRABALHE CONOSCO