X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • Descubra quais alimentos podem fornecer cálcio

    Boa parte dos alimentos contribui para manterem dia a saúde e ainda prevenir doenças. Todo o corpo pode se beneficiar das vitaminas e nutrientes, assim como os ossos, que devem ter cuidados específicos para evitar, por exemplo, a osteoporose, que atualmente atinge 5,5 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    A doença, responsável por deixar os ossos menos densos e mais suscetíveis a fraturas, progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser estar relacionada a uma queda. Por isso, é imprescindível que a prevenção esteja em foco.

    Uma das maneiras de ajudar a prevenir a osteoporose e outros problemas nos ossos é ingerir alimentos que contenham cálcio. A estimativa é de que nosso organismo tenha maior quantidade de cálcio aos 35 anos, mas apesar disso devemos continuar ingerindo o mineral, já que a partir dessa idade passamos a perder 1% de massa óssea por ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a ingestão diária recomendada é de 1.000 mg para um adulto, o que corresponde a cerca de três copos de leite.

    Alimentos

    Mas não é só através do leite que o cálcio pode ser ingerido. Os derivados do leite, como o iogurte, também são uma boa opção, além de conter vitamina D, que ajuda a combater a perda de cálcio.

    A sardinha também é uma ótima fonte do mineral e a cada 100g contém cerca de 440 mg de cálcio.  Os vegetais verde-escuro como couve, brócolis e espinafre também podem ajudar a reduzir a perda de cálcio e ainda aumentam a densidade óssea em até 3%.

    Outro alimento que contribui com cálcio é a soja, que apresenta 90 mg do mineral a cada 100 g. A versão em farinha apresenta o nutriente em ainda maior concentração: são 280 mg de cálcio a cada 100 g de farinha de soja.

    Aposte nas amêndoas, que são ricas em cálcio. São 237mg de cálcio em 100g do alimento. Assim como na linhaça, que além de ser rica em ômega 3, tem boas doses de cálcio: 211 mg por 100 g de grão.

     

     

TRABALHE CONOSCO