X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

Gastroclínica Florianópolis

(48) 3222-6677 (48) 9142-2582 (48) 9694-6075
Diretor Técnico Médico: Amilton Carniel Guimarães - CRM/SC 8079

NOVIDADES

  • Dengue: verão é época para aumentar os cuidados

    Os casos de dengue diminuíram em quase 85%, conforme dados do Ministério da Saúde, mas com a chegada do verão é importante intensificar os cuidados para evitar o aumento dos casos. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também da chikungunya é o fator principal desta equação e sua proliferação deve ser combatida.

    Os focos do mosquito se dão, principalmente, em água limpa, pois assim pode depositar seus ovos que, em condições ambientais favoráveis, transformam-se em larvas e, em um período de 10 dias, em novos mosquitos. Por isso é importante que a eliminação dos criadouros seja realizada pelo menos uma vez por semana. Assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

    Em casa, pneus e garrafas devem ser guardados de cabeça para baixo em um local seco e coberto, assim evitando o acúmulo de água. Se o fundo das garrafas for curvado e houver possibilidade de empoçar água ali, mesmo que uma quantidade muito pequena, é melhor não arriscar. A dica é manter este tipo de material em ambientes fechados.

    Os pratinhos que ficam sob as plantas também merecem atenção para evitar que fique água parada. É possível adicionar areia para que assim não haja acúmulo. Caixas-d’água devem ser vedadas para evitar a entrada do mosquito e piscinas devem ter tratamento de água com cloro para inibir a proliferação das larvas do mosquito.

    Telas protetoras nas janelas também são úteis e podem evitar que os mosquitos entrem em casa. O Aedes aegypti costuma ser mais ativo durante o dia, em especial no início da manhã e no fim da tarde, e preferem picar membros inferiores, em especial pés e tornozelos.

TRABALHE CONOSCO