X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • Conheça os mitos e verdades sobre a alimentação de quem tem diabetes

    Os pacientes que sofrem com diabetes temem limitar demais seu cardápio, excluindo quase tudo que consumiam anteriormente. Mas a verdade é que os alimentos que podem ou não ser ingeridos variam conforme o grau da doença e com o quadro clínico de cada paciente, e deve ser definido em conjunto com o médico responsável. Apesar disso, algumas recomendações são necessárias, como a substituição de alguns alimentos e a inclusão de outros, além de alimentar-se a cada 3 horas.

    Arroz, pães e massas integrais

    Os carboidratos complexos presentes nesses alimentos são digeridos mais lentamente pelo organismo, liberando a glicose em pequenas doses. Isso é benéfico para o diabético, que não terá picos de índice glicêmico quando comer esse nutriente. O mais indicado é o consumo de alimentos em versão integral, ricos em fibras.

    Carboidratos simples e açúcar

    Muitos pacientes acreditam que nunca mais vão poder consumir doces. Doces, pães e massas não precisam ser abolidos completamente da dieta do diabético. Entretanto, é preciso estar atento à quantidade. Quando consumir açúcar ou doces, atente para reduzir a ingestão de outras formas de carboidrato ou, no caso de dependentes de insulina, aumentar a dose de insulina para aquela refeição. Apesar disso, é importante garantir o consumo com o médico anteriormente.

    Frutas

    O ideal para os diabéticos é ingerir no máximo três a quatro porções de fruta por dia, e sempre optando pelas menos calóricas. Por conter carboidratos, as frutas devem ser incluídas no planejamento alimentar e na contagem de calorias. Procure ajustas com seu médico a quantidade, a frequência e os tipos de frutas aconselhados para você.

    Carnes

    As carnes não precisam ser descartadas do cardápio. Basta incluir opções magras e garantir pequenas quantidades. Os melhores cortes de carne são o lagarto, o patinho e a alcatra. Legumes e verduras Os legumes e verduras são ricos em fibras, vitaminas, minerais e muito importantes para a nutrição. Seu consumo é livre e a única regra é colorir o máximo possível o prato, aproveitando todas suas propriedades benéficas.

    Para mais informações sobre alimentação e cuidados com a diabetes, você pode acessar as dicas do Manual de Contagem de Carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes, disponível gratuitamente online.

TRABALHE CONOSCO