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  • Conheça as funções das vitaminas no organismo

    Muito se ouve falar das vitaminas e da importância delas para o bom funcionamento do organismo. Mas você sabe o que são e como agem? As vitaminas são micronutrientes essenciais para o corpo e como não são produzidas integralmente pelo organismo, é necessário ingerir alimentos que contenham as quantidades necessárias.

    Tipos

    As vitaminas são divididas através da sua solubilidade e de suas funções. As vitaminas lipossolúveis são:

    Vitamina A: oxidante, ajuda a proteger as células contra radicais livres. Principais fontes: frutas e vegetais de cor forte, como cenoura, abóbora, brócolis e espinafre e gorduras amarelas de alimentos animais como fígado, ovos e leite.

    Vitamina D: auxilia na absorção do cálcio e é essencial para a produção de insulina e na manutenção do sistema imunológico.  Principais fontes: peixes gordos como o atum e o salmão.

    Vitamina K: atua em 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue e na construção dos ossos. Principais fontes: alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes (couve, couve de Bruxelas, brócolis, salsa).

    Vitamina E: antioxidante contra radicais livres, previne o câncer e doenças cardiovasculares, além de proteger o sistema reprodutor, prevenir catarata, reforçar o sistema imunológico e melhorar a ação da insulina. Principais fontes: óleos (girassol, amendoim), sementes de girassol, amêndoas, amendoim, vegetais de folhas verde-escuras.

    As vitaminas hidrossolúveis (complexo B) estão ligadas à formação de células vermelhas do sangue e anticorpos; envolvida na respiração e processos celulares; previne catarata; ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina, além de aumentar a circulação, auxiliar no funcionamento do sistema nervoso e reduzir o colesterol e triglicerídeos. As principais fontes são vegetais, grãos, integrais, leite e carnes.

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