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  • Como obter cálcio sem consumir lactose?

    Manter uma dieta rica em cálcio é muito importante. Com as doses diárias de cálcio é possível ter dentes e ossos saudáveis, assim como melhorar a contração muscular, ritmo cardíaco e diminuir a irritação. Os benefícios para as crianças são ainda maiores, já que estão em fase de crescimento e o cálcio beneficia amplamente os ossos. Porém, muitas pessoas encontram dificuldade em consumi-lo sem ingerir alimentos com lactose, mas essa situação pode ser resolvida com o consumo de alguns alimentos.
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    O que é Lactose?

    O consumo indicado durante o dia é de cerca de 1.300 mg de cálcio por dia entre os 9 e os 18 anos, devido ao crescimento e desenvolvimento dos ossos, enquanto na idade adulta a dose aconselhada é de 1.000 mg por dia, o que para vegetarianos restritos, como os vegans, é muito mais difícil de alcançar, devido a combinações com alimentos de origem animal.

    Mas não é somente em alimentos como queijo, leite e iogurte que podemos obter cálcio. Para quem tem intolerância à lactose, ou simplesmente não quer consumir derivados lácteos, as opções são variadas.

    Alimentos com cálcio e sem lactose

    Para substituir o leite de vaca, o leite de soja, leite de amêndoas e leite de coco oferecem alternativas sem lactose ao contam com cálcio, vitamina D e outros nutrientes. Também existem vegetais ricos em cálcio, como o brócolis, espinafre, couve e alface. Além disso, o feijão tem excelentes níveis de cálcio e ferro, complementando a alimentação. O tofu também pode ajudar com cálcio e outros nutrientes saudáveis e não contém nenhum tipo de derivado animal.

    Ainda há a alternativa de consumir peixes, para aqueles não têm dieta restrita. Além de fornecerem uma fonte saudável de gordura e proteína, peixes como sardinha, salmão e truta são ricos em cálcio. A aveia e os cereais matinais fortificados com cálcio também podem auxiliar na reposição.

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