X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

Gastroclínica Florianópolis

(48) 3222-6677 (48) 9142-2582 (48) 9694-6075
Diretor Técnico Médico: Amilton Carniel Guimarães - CRM/SC 8079

NOVIDADES

  • Como manter o pH do corpo equilibrado?

    O potencial Hidrogeniônico, pH, é uma escala que mede o grau de acidez e de alcalinidade presente no nosso organismo, que vai de 0 (ácidez máxima) até 14 (alcalinidade máxima). Em caso de desequilíbrio da escala, o corpo pode apresentar problemas variados, por isso é importante manter o nível de alcalinidade e acidez mediano.

    Pesquisas mostram que quando o pH do corpo fica abaixo de 7,4, mais bactérias e vírus podem se proliferar. Outros problemas associados ao desequilíbrio do pH são hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, cardíacos, diabetes, pedras nos rins, envelhecimento precoce, gastrite, úlcera, artrites e doenças reumáticas. Pra completar, um pH desequilibrado favorece o aumento de peso e consequente obesidade.

    O pH ácido, por exemplo, é um vilão para os ossos. Quando a acidez está muito alta, o organismo acaba roubando alcalinizantes minerais dos ossos em uma tentativa de reequilibrar o pH. Esse processo abre espaço para artrites e reumatismos, já que precisa de cálcio para aumentar a alcalinidade. E é nos ossos que está a maior concentração de cálcio do nosso organismo.

    O caminho para equilibrar o potencial Hidrogeniônico do corpo está diretamente ligado

    à alimentação. Alimentos processados e congelados podem contribuir para o aumento da acidez. Esses alimentos criam uma espécie de sobrecarga tóxica, mas outros fatores ainda podem contribuir para desequilibrar o pH, como estresse, problemas emocionais e reações imunológicas adversas.

    O equilíbrio entre alimentos ácidos e alcalinos é uma maneira de manter a escala saudável. O ideal é incluir na dieta um total de 60% de alimentos alcalinizantes e 40% de alimentos acidificamentes, mas é fundamental consultar um nutricionista e realizar avaliações para saber exatamente do que seu cardápio precisa.

TRABALHE CONOSCO