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  • Colesterol alto: saiba como controlar o vilão do coração

    Todos os alimentos de origem animal como carne, leite, ovos e outros, contam com a presença do colesterol, que no organismo humano desempenha funções importantes como produção de hormônio e vitamina D. Apesar disso, em quantidades excessivas ele pode se tornar um vilão, especialmente para o coração. É que por se tratar de um tipo de gordura, ele pode provocar o entupimento das artérias e resultar em doenças cardiovasculares.

    No sangue, o colesterol assume dois tipos: colesterol LDL colesterol é aquele conhecido como “ruim” e pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento. Já o colesterol HDL retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

     

    Riscos

    Tendências genéticas podem dar origem ao excesso de colesterol, mas o mais provável é que seja resultante de uma dieta desiquilibrada e rica em gorduras saturadas e sedentarismo. Encontrada principalmente em carnes vermelhas e outros alimentos processados, a gordura saturada é uma das principais responsáveis pelo colesterol ruim no organismo, portanto evitar o consumo desse tipo de alimento contribui para evitar problemas cardiovasculares. Entre os riscos mais graves estão AVC (acidente vascular-cerebral), infarto e aterosclerose, e outras.

    Sintomas

    As doenças cardiovasculares costumam ser silenciosas, por isso, se você tem histórico familiar de problemas no coração ou de colesterol elevado, o ideal é manter uma rotina de exames e visitas regulares ao seu médico. Pacientes com alto risco de desenvolver doenças costumam ter o nível de LDL inferior a 70 mg/dL. Os pacientes com risco intermediário e que devem ligar o sinal de alerta tem concentrações de LDL abaixo de 100 mg/dL.

    Prevenção

    Para evitar o excesso de colesterol, exercícios físicos, dieta balanceada e evitar fumo, álcool, estresse estão entre os cuidados. Alguns alimentos também podem contribuir para diminuir o colesterol ruim, como alimentos de origem vegetal, frutas, legumes, grãos e alimentos integrais. A aveia pode auxiliar a bloquear os efeitos do colesterol ruim, assim como o abacate. Já os peixes podem contribuir no aumento do colesterol bom, como também fazem as nozes e outros grãos.

     

     

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