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Gastroclínica Florianópolis

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NOVIDADES

  • Ceia de Natal: saiba como aproveitar os benefícios dos alimentos

     

    Nada melhor do que reunir a família e amigos em torno da mesa para celebrar as festas de final de ano, não é mesmo? Neste quesito, o Natal é campeão na tradição dos alimentos servidos em abundância. Mas é importante estar atento aos prós e contras das comidas da ceia natalina para manter a saúde em dia.

    Para evitar exageros é bom ficar longe da tradicional rabanada e também da farofa. Ambos são muito calóricos e a rabanada ainda tem o adicional de conter açúcar. Por outro lado, as frutas são altamente indicadas, como por exemplo a uva, que contém açúcares, fibras, ferro, potássio e vitaminas. Ainda reserva na sua casca compostos mais importantes para a saúde. São os bioflavonóides, os taninos e o resveratrol, fitoquímicos que podem reduzir os riscos de doenças cardíacas, câncer e derrame cerebral.

    As frutas secas também figuram entre a lista dos alimentos saudáveis. A uva passa tem grande quantidade de Resveratrol, Zinco e Vitaminas do Complexo B, o que facilita a digestão de outros alimentos que ela acompanha. Também é rica em fibras, controlando a absorção dos excessos de gorduras das refeições, contribuindo assim para o controle do peso e da nossa saúde.
    Nozes, avelãs e castanhas têm alto valor energético, mas contam com propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, anti-proliferativas, ações antivirais, quimiopreventivas e hipocolesterolêmicas.

    As saladas verdes podem ser ótimas acompanhantes de pratos principais, oferecendo nutrientes e vitaminas. As aves servidas em geral contêm pouca gordura e o ideal é servir com um molho leve para deixar a carne menos seca, além de dar um toque de sabor. Frutas cítricas podem incrementar o prato.

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