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  • Carne vermelha: pontos positivos e negativos em seu consumo

    Manter uma alimentação saudável é sinônimo de consumir todos os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa para ter um bom funcionamento. A carne vermelha é fonte de proteínas e aminoácidos, mas também é um alimento polêmico por seus prós e contras. Você conhece alguns deles? A seguir te mostramos um pouco mais sobre o consumo de carne vermelha.

    Benefícios

    A carne vermelha contém inúmeros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, principalmente as proteínas. Uma quantidade de 100 gramas de carne magra  contém mais ou menos de 20 a 30 gramas de proteína, o que equivale a 50% das necessidades diárias de um ser humano adulto.

    Além disso, é fonte de nutrientes que auxiliam em um melhor desempenho muscular, como a mioglunulina, o ácido linoleico e a creatina. Todos são importantes para quem pratica exercícios físicos, já que contribui para a perda de gordura, oxigenação muscular e a repor energia.

    A carne vermelha também é a única fonte completa de vitamina B12, que ajuda no funcionamento das células nervosas do corpo e ainda evita problemas como anemia.

    Pontos negativos

    Assim como diversos alimentos, o consumo de carne vermelha deve ser moderado. Um exemplo de pontos negativos é a liberação de substâncias nocivas à saúde se for cozida em excesso ou se for de procedência duvidosa.

    Os cortes gordurosos também podem representar problemas para a saúde. A ingestão de pedaços com mais gordura está associada ao aumento dos níveis de colesterol, da pressão arterial e do risco de câncer, principalmente o de intestino.

    Prefira sempre consumir cortes magros como patinho, maminha, músculo, lagarto, filé, coxão duro e coxão mole. Atente também à quantidade e às porções necessárias para seu estilo de vida e peso.

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