X

QUERO AGENDAR

VOCÊ DESEJA AGENDAR:
EXAME CONSULTA

NOVIDADES

  • Câncer de estômago: entenda os cuidados no pós-operatório

     

    Os pacientes com câncer de estômago que passam por uma gastrectomia, ou seja, remoção parcial ou total do estômago, precisam ter cuidados específicos após a intervenção. A alimentação é uma das principais dúvidas, já que ela precisa ser adequada e suprir as quantidades as necessidades de calorias, proteínas, vitaminas e minerais.
    Complexo, o período pós-operatório é delicado, pois o paciente precisa aumentar a oferta de nutrientes, mas, por outro lado, é justamente quando a capacidade de armazenamento do estômago e a tolerância dos alimentos estão bastante reduzidas. Por isso, é fundamental iniciar a alimentação sólida o mais rápido possível e ainda fazer uso de suplementos nutricionais para evitar a grande perda de peso.
    Logo após a intervenção o paciente fica de três a sete dias sem receber alimentação pela boca. Apesar do rigor inicial, no período de 12 meses já está comendo normalmente, quase sem restrições. Alimentos gordurosos e muito pesados podem ser mais difíceis de digerir e devem ser evitados. Outra mudança necessária diz respeito às porções, que devem ser menores até a adaptação completa.
    Frequente nos pacientes que passaram pela gastrectomia total é a síndrome de Dumping, que é caracterizada pela passagem rápida do conteúdo do estômago para o intestino, acompanhado ou não por outras evidências, como a sudorese, a fraqueza, a náusea, as cólicas intestinais e a diarreia. Pode ser controlada também a partir dos hábitos alimentares, evitando o consumo de açúcar, gorduras, fracionar a alimentação em várias porções, comer devagar e mastigar muito bem os alimentos antes de engolir.
    Leia também:
    Consumo de Carnes Processadas pode aumentar risco de Câncer 

    O mais indicado é ter o acompanhamento direto de um nutricionista, assim será possível encontrar a melhor maneira de se alimentar sem sofrer perdas de minerais, vitaminas, proteínas e também de peso em excesso.

TRABALHE CONOSCO